› Serviços - Ortodontia (Aparelhos)

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como das dentições decíduas (de leite), mista, permanente, e seus desvios de normalidade, prevenindo, antecipando e corrigindo as más oclusãos dentárias.


Apesar de não existir idade mínima para realizar a 1ª consulta ao ortodontista, a época mais indicada para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista.


CASO 1


Antes
Depois


O Clinico Geral e Odontopediatria, estão preparados para detectar alguma alteração da normalidade e encaminhar para uma avaliação ao ortodontista.


A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária, que é fundamentada para correta mastigação e conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal, com o restabelecimento da oclusão, com isso, evita-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular.


Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. Sendo que o tratamento no adulto pode ser mais lento e limitado, devido a falta de crescimento, problemas periodontais, perdas de elementos dentários e maior comprometimento das estruturas dentárias devido a próteses e restaurações extensas.


CASO 2


Antes
Depois


Os aparelhos podem ser fixos ou móveis; Os aparelhos fixos, não podem ser removidos pelo pacientes, já os aparelhos móveis, podem ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, pois são encaixados na boca.


É difícil de se prever o tempo de um tratamento ortodôntico,pois este depende de vários fatores, tais como:


  • Resposta biológica individual

  • Tipo de má oclusão

  • Tipo de aparelho utilizado

  • Colaboração do paciente

  • Assiduidade às consultas

  • Hoje em dia, existem vários tipos de aparelhos fixos, como os de cerâmica, que são bastante estéticos, pois as peças de suporte se confundem com a coloração dos dentes, temos ainda os aparelhos de metais (mais conhecidos e usados) e os dourados.


  • O objetivo de um tratamento ortodôntico deve ser um perfil harmonioso e agradável, com lábios contactados, sem esforço muscular e harmonia dentária.